Especialidades Médicas

Alergia e Imunologia

Alergologia (ou Imunoalergologia) é a especialidade da Medicina que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas.Caracteristicamente é exercidas por médicos com proficiência no emprego de técnicas diagnósticas (como testes alérgicos) e terapêuticas (como a dessensibilização específica) direcionadas para o tratamento das alergias (ou hipersensibilidades de natureza imunológica).

 

Por muito tempo foi exercida somente de modo complementar por profissionais de diversas outras especialidades (Dermatologia, Pneumologia, Pediatria e Otorrinolaringologia), mas o grande aumento na incidência das doenças alérgicas e o grande acúmulo de conhecimentos científicos na área, levaram ao desenvolvimento de um novo grupo de médicos especialistas, com um enfoque essencialmente imunológico do tema: os Alergologistas ou Imunoalergologistas.

Anestesiologia

Angiologia

Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos, como por exemplo as varizes.

 

Atua em conjunto com a cirurgia vascular que se ocupa do tratamento cirúrgico dessas doenças.

Cardiologia

Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório, tais como:

 

  • Insuficiência cardíaca
  • Arritmia cardíaca
  • Hipotensão Arterial e Síncope
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Aterosclerose
  • Infarto agudo do miocárdio
  • Angina de Peito
  • Doenças da aorta
  • Embolia pulmonar

Cardiologia Pediátrica

Cardiologia Pediátrica é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório em crianças e adolescentes.

Cirurgia Geral

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma.

 

Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

Cirurgia Plástica

A cirurgia plástica tem por objetivo a reconstituição de uma parte do corpo humano por razões médicas ou estéticas.

 

A cirurgia plástica se desenvolve sob duas facetas: a cirurgia plástica reparadora e a cirurgia plástica estética.

 

A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. É considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica.

 

A cirurgia plástica estética é aquela realizada pelo paciente com o objetivo de realizar melhoras à sua aparência. A pessoa quando se submete a tal intervenção cirúrgica não a faz com intenção ou propósito de obter alguma melhora em seu estado de saúde, mas sim para melhorar algum aspecto físico que não lhe agrada, ou seja, corrigir uma deformidade que ela adquiriu ao nascimento por exemplo, como uma orelha proeminete ou em abano, outro caso como uma mama flácida que pode lhe dificultar um relacionamento afetivo. Situações que nao lhe causam prejuizo da ordem funcional, mas sim de ordem psicológica.|

Clínica de Dor

Clínica médica, também conhecida como Medicina Interna, é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar.

 

Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas, sendo a especialidade médica a partir da qual se diferenciaram todas as outras como Cardiologia e Pneumologia.

Clínica Médica

Dermatologia

Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano – a pele, tendo em média 2 metros quadrados de área em um indivíduo adulto.

 

A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (ex: boca e genitais).

Endocrinologia

A Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda o funcionamento dos hormônios no organismo humano. Como existem receptores hormonais em praticamente todas as células do corpo, a fisiologia no homem sofre grande influência dos hormônios.

 

As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado Endocrinologista, são: Tratamento do diabetes, da obesidade, alterações hormonais como desordens da glândula tireoide, alterações do ciclo menstrual e outras doenças relacionadas à falta ou ao excesso de hormônios.|

Gastroenterologia

A Gastroenterologia ou Gastrenterologia (do grego gastro =estômago + entero = intestino), é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Hematologia

Ginecologia/Obstetrícia

Neurologia

A neurologia é uma especialidade médica que estuda o sistema nervoso central, periférico, suas relações e os seus transtornos.

 

Foi inicialmente observando indivíduos com patologias neurológicas e posteriormente através de experimentação científica que se começou a compreender a relação entre as diversas partes do sistema nervoso e suas funções específicas.

Nefrologia

Nefrologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim. A urologia se ocupa do tratamento cirúrgico de tais doenças.

Oftalmologia

A oftalmologia é um ramo da medicina que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos e seus anexos.

Especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração apresentados pelo olho.

O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão.

Ortopedia e Traumatologia

A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor.

 

A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.

Otorrinolaringologia

A otorrinolaringologia é uma especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas.

Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe e laringe.|

Pediatria

A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. (principalmente crianças).

 

Aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis.

 

Os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas patologias exclusivas ou não da criança e adolescente.

Proctologia

Coloproctologia é uma especialidade médica que estuda as doenças do intestino grosso (colon), do reto e ânus.

Psiquiatria

Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais em humanos, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, doença bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade.

 

A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do doente, com perspectivas biológica, psicológica, sociológica e outras áreas afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou várias formas de psicoterapia.|

Reumatologia

Especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças reumáticas e osteoarticulares.

Urologia

Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens.

 

Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos.

 

Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).

Pré-agendamento Online

Preencha o formulário abaixo que em breve retornaremos seu contato.